Como emitir boleto MEI? O DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual) é uma taxa mensal que engloba os impostos e a contribuição previdenciária do empreendedor.. É utilizado para o pagamento dos tributos / impostos devidos pelo MEI ao governo federal.
A composição do valor do DAS MEI varia de acordo com a atividade exercida pelo empreendedor. Atualmente, o valor é calculado com base no salário mínimo vigente e inclui o recolhimento do INSS (contribuição previdenciária), do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e/ou do ISS (Imposto sobre Serviços).
A partir do ano de 2022, os caminhoneiros também puderam se cadastrar como MEI, usufruindo dos benefícios e vantagens desse regime simplificado. Agora, estes profissionais têm a oportunidade de formalizar suas atividades, emitir notas fiscais e acessar direitos previdenciários.
Ressaltamos que o pagamento do DAS MEI deve ser realizado mensalmente até o dia 25 de cada mês, para evitar a incidência de multas e juros. O não pagamento ou atraso no pagamento podem gerar problemas para o MEI, como a perda de benefícios e a irregularidade fiscal.
O pagamento é obrigatório, viu? Mesmo que esteja sem faturamento no mês vigente!
O que é DAS, para que serve e o que acontece se não pagar?
O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é o boleto utilizado pelo MEI (Microempreendedor Individual) para efetuar o pagamento dos impostos e contribuições mensais. Ele é fundamental para que o empreendedor esteja em conformidade com suas obrigações fiscais.
Se o MEI não pagar o DAS, estará sujeito a multas e juros sobre o valor em atraso. Além disso, a falta de pagamento regular dos impostos acarreta na suspensão dos benefícios previdenciários, como a aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade.
Outra consequência é a irregularidade fiscal, que gera problemas na hora de obter crédito, participar de licitações, contratar serviços ou mesmo encerrar o MEI de forma correta.
Esteja atento às datas de vencimento e efetue o pagamento do DAS em dia. Assim, estará cumprindo suas obrigações fiscais, evitando penalidades e garantindo a regularidade do seu negócio. Caso surjam dificuldades financeiras para realizar o pagamento, é recomendado buscar auxílio de um contador ou órgão competente para encontrar soluções adequadas à situação.
Como emitir DAS para pagar MEI?
Para emitir o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) como MEI, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e faça o login com seu CNPJ.
- No menu principal, clique na opção “Simples Nacional” e, em seguida, em “Emissão de DAS”.
- Verifique o valor do DAS mensal, que é calculado com base na atividade exercida pelo MEI e no salário mínimo vigente.
Para emitir o boleto, você precisará da chave de acesso, que pode ser obtida de duas maneiras:
- a) Caso seja sua primeira vez emitindo o DAS, clique em “Emissão de DAS pela primeira vez” e siga as instruções para gerar a chave de acesso.
- b) Caso já tenha emitido o DAS anteriormente, a chave de acesso estará disponível na opção “Consulta Extrato/Consulta Comprovante PGMEI” no menu principal.
- Com a chave de acesso em mãos, volte à opção “Emissão de DAS” e insira a chave nos campos indicados.
Após inserir a chave de acesso, confira os dados da guia e clique em “Gerar DAS”.
O boleto será gerado e estará disponível para impressão. Lembre-se de efetuar o pagamento até a data de vencimento, que é sempre o dia 25 de cada mês.
Contar com a ajuda de um contador pode facilitar o processo, principalmente se estiver no começo, proporcionando orientação especializada e evitando erros que possam gerar problemas futuros.
E então, mais alguma dúvida de como emitir boleto MEI, o DAS? Comente conosco!